O Templo do Deus Vivo

Habitualmente as pessoas falam sem noção do que dizem:
Vamos à “casa do Senhor”, referindo-se ao templo, seja ele evangélico ou não. E isso é bem comum de se ouvir, principalmente de pessoas que não tem o hábito de leitura bíblica, e também de pessoas que depositam todas as suas fichas em sua instituição religiosa.
E um dos textos favoritos dos que assim pensam é este:
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. - Salmos 122:1

E aqui, eu gostaria de deixar uma reflexão a respeito do assunto:
Será se esse versículo tem o mesmo significado e sentido que teve quando ele foi pronunciado e escrito pelo Salmista?
Será, se em nossos dias, a Casa do Senhor é um prédio construído por homens?
Será se mesmo depois da vinda do Espírito Santo, a Casa de Deus, a morada de Deus continua tendo um local físico e geográfico, erguido por homens?
Será se Deus se alegra ao retirarmos a glória do Verdadeiro Templo, e atribuirmos a um prédio?
Será se Deus se regozija ao prendermos ele entre quatro paredes como fazem os pagãos, limitando assim o seu poder, a sua atuação?
Será se é proveitoso para o nosso ser, retirarmos a responsabilidade do Verdadeiro Templo, para transferirmos para um falso?

Bom, faço essas perguntas para induzí-los primeiramente à reflexão, depois trarei evidências de que esse pensamento – ir à casa de Deus – atualmente, está totalmente equivocado, não serve para os nossos dias, e chega até a ser anti-bíblico.
Uns dias atras, em sala de aula, o professor afirmou que o único local no qual ele é sério, é na igreja (com i minúsculo), pois segundo ele, pelo menos a casa de Deus, devemos respeitar! Aqui já percebemos o que pode acontecer com qualquer um ao fazer essa transferência de identidade da “Casa de Deus”. Ou seja, como ele afirma que a casa de Deus é um prédio, e não o “próprio corpo”,beleza, então pode-se fazer o que quiser, quando quiser, e como quiser, já que não somos Casa de Deus, já que Deus não habita dentro do cristão, e sim, entre quatro paredes, dentro de um templo.
E aqui eu repito: até entendo alguém que não tem o hábito de leitura bíblica, cometer esse equívoco! Mas, pelo amor de Deus, pelo poder que há no sangue do Senhor Jesus, se você não é um que não ler as Escrituras, liberte-se desse conceito em nome de Jesus. Não cometa esse pecado de transferência de responsabilidade e identidade. Não destruas o Templo de Deus, não destruas!
Antes de partirmos para os textos, devemos ter em mente, que existe um marco nas Escrituras, e deve existir um marco, na vida dos que se dizem cristãos. Devemos ter em mente que o cristão vive pela fé:
fé em Cristo, fé em Deus, fé no Espírito Santo, fé na graça do nosso Senhor Jesus pela qual somos salvos! Vivemos debaixo da “Graça”; e o marco é justamente esse: grandes homens do passado, como Davi, Abraão, Isac, José, Moisés, Elias, Jacó, viveram em outros tempos, e não tiveram o privilégio que temos, pois, a graça de Deus vigora desde a cruz, desde o momento em que foi dito: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. – João 19:30

Assim creio, porque um testamento só tem validade com a morte do seu testador, como afirmou o escritor aos Hebreus:
Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? –Hebreus 9:16-17
Esse é o grande marco que separa, o que era antes, do que é hoje, a graça, o que tinham no passado, e o que temos hoje. Depois da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, mas precisamente em Atos 2, Deus derramou abundantemente o seu Espírito sobre os que creram, e cumpriu-se assim as Escrituras que diziam:
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. – Joel 2:28-29

E então: o que é a Casa de Deus hoje?
Vamos deixar que a própria Bíblia nos responda essa pergunta, pois, nossos pensamentos são falhos:
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus HABITA EM VÓS? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que SOIS VÓS, é santo. – 1 Coríntios 3:16-17
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus HABITA EM VÓS. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. - Romanos 8:9
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que HABITA EM VÓS, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? – 1 Coríntios 6:19
vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma CASA ESPIRITUAL para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. – 1 Pedro 2:5
(aqui Pedro se refere a Igreja, que são as pessoas, e não uma estrutura de pedras)

E mais…
Mas o Altíssimo NÃO HABITA EM TEMPLOS feitos por mãos de homens, como diz o profeta –  Atos 7:48
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, NÃO HABITA EM TEMPLOS feitos por mãos de homens; Atos 17:24
Bom meus queridos, é isso… não vamos cometer esse equívoco de achar que atualmente, Deus se relaciona com estruturas, ou que para nos encontrarmos com Deus, precisamos estar em um local específico, com data marcado, horário marcado, e métodos estabelecidos…Deus quer caminhar com você aonde quer que você vá. Deus quer viver com você, Jesus quer ter intimidade com você diariamente, continuamente.
Quer entregar sua vida a Jesus Cristo?
Confesse os seus pecados a Ele, arrependa-se, e peça que o Espírito Santo de Deus venha fazer morada dentro de você, dentro do seu coração. Invoque o nome do Senhor onde quer que você esteja, Ele te concederá a salvação Eterna, perdoará seus pecados, e sarará sua alma, e escreverá seu nome no livro da vida! As Escrituras nos dizem que qualquer um que com a boca confessar ao Senhor Jesus, e em seu coração crer, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, esse será salvo! Creia, creia, Ele pode te salvar, e mais que isso: Ele quer te salvar e te ama!
Quer ir a um templo?
Tudo bem, vá, é bom compartilharmos com outros das Escrituras, testemunhar nossa fé, salmodiar, cantar louvores, fazer amizades… Mas, não ponha sua confiança de salvação em um lugar; ou em outro homem; somente Jesus Cristo salva, e o selo da salvação é a presença do Espírito Santo em sua vida.O véu foi rasgado, o templo pode ser o seu corpo, encontre-se com Deus hoje mesmo, Ele quer sará sua alma!
Deus vos abençoe em nome do Senhor Jesus!

Share:

0 comentários