Os Três Ofícios de Cristo

Primeiro de tudo, ele é um profeta. Quando ele foi batizado o Espírito foi posto nele, como se vê em Isaías 61.1, para proclamar libertação aos cativos. Primeiro, ele pregou que foi por isso que ele veio ao mundo, porque Deus o enviou, e revelou ao mundo o estado em que se encontrava, e quando ele havia pregado como um profeta, então, como um sacerdote, ele morreu, e se ofereceu como sacrifício.


Após a sua morte o seu ofício de rei ficou mais evidente. porque ele se levantou outra vez como um rei triunfante sobre a morte e sobre todos os nossos inimigos, e subiu em sua triunfante carruagem para o céu, e lá ele se encontra gloriosamente como um rei em seu trono à mão direita de Deus. Assim, embora tivesse sido batizado, e antes, quando ele foi santificado no ventre de sua mãe, ele era ao mesmo tempo rei, sacerdote e profeta, mas no que diz respeito à ordem de manifestação, ele se manifestou primeiro como um profeta, em segundo lugar, como um sacerdote, e em terceiro lugar, como um rei.

Porque seu ofício real foi visto raramente na ocasião da sua humilhação; às vezes ele fazia milagres para mostrar que ele era governador e comandante da terra, mar, demônios, e tudo o mais, mas a gloriosa manifestação de seu ofício real, foi depois de sua ressurreição.
Agora, o fundamental, o ofício principal para o qual ele foi ungido pelo Espírito, do qual os demais dependiam, foi o seu ofício sacerdotal; porque importava que deveria sofrer por nós para o benefício que temos da nossa reconciliação com Deus, pelo seu sacrifício, da libertação da ira de Deus, e direito à vida eterna, por sua obediência para a maldita morte de cruz.

E como ele veio para ser um rei para reinar sobre nós por seu Espírito Santo, e ter um direito sobre nós, então, como um sacerdote, ele morreu por nós em primeiro lugar; ele nos lavou com o seu sangue, ele nos purificou com o seu sangue, e nos fez reis e sacerdotes para Deus.

Todos os outros benefícios vieram desta purificação de nossas almas em seu sangue, em primeiro lugar. Tudo o que temos de Deus, é especialmente a partir da grande obra de Cristo como sacerdote humilhando a si mesmo, e morrendo por nós, e após isso ele vem a ser um profeta e um rei. Assim, vemos a ordem dos ofícios de Cristo, como eles vêm a ser benéficos para nós.

Note este propósito: o ofício sacerdotal de Cristo, seu sacrifício por nós inclui dois ramos. Um sacerdote deve oferecer sacrifícios e orar pelo seu povo. Nosso Salvador fez ambos nos dias de sua humilhação: em sua oração sacerdotal em João 17, ele, como sacerdote, se ofereceu a Deus como sacrifício, antes de morrer, e agora ele está no céu intercedendo por nós.

Deus ungiu a Cristo para ser profeta, sacerdote e rei, para tirar os males aos quais estamos sujeitos, de modo que temos uma oferta para tudo o que possa de qualquer maneira nos humilhar e nos lançar para baixo, na todo-suficiência que está em Cristo Jesus, que foi ungido com o Espírito para este fim.


Share:

0 comentários