Um Chamado à Simplicidade

Saudai também a igreja que está em sua casa. Romanos 16:5

O texto que segue, é o prefácio de um livro Cristão, livro este que foi o resultado de uma palestra ministrada a 30 pastores, na Flórida. O livro conta de uma maneira cronológica como era a Igreja Primitiva trazendo para nossa realidade aquilo que não condiz com a essência, nem com a história do início da igreja, nem com a própria Bíblia em si. Achei interessante compartilhar com os irmãos, pois, não perdemos por aprender. Não é um chamado à revolução, divisão, nem mesmo reforma, mas, creio eu que pode ajudar muita gente que já não consegue enxergar  Jesus Cristo no cristianismo moderno com tantos absurdos… De já, boa leitura:
Igreja nas casas estão definitivamente na moda hoje em dia. Faça uma busca na internet com a expressão “house church” e você ficará abismado com o tamanho da lista que aparecerá.
Adicione a isto o número de livros sobre o assunto, revistas dedicadas a isto, artigos sobre igrejas nas casas em jornais, reportagem na televisão sobre elas, e você verá que o assunto é quente.
O problema é que muitas igrejas nas casas estão fazendo nas casas o que elas costumavam fazer nas suas igrejas com templos. Uma vez eu visitei uma igreja nas casas na qual cada pessoa portava um hinário. Nós todos cantávamos hinos enquanto a esposa do líder tocava órgão. Havia um tempo de testemunho. Nós orávamos por “pedidos de oração” (o líder era o último a orar). E então ouvíamos um sermão do líder.
É fácil ver que um dos problemas dessas igrejas nas casas em particular é que ela não entendeu as virtudes de uma reunião aberta. Porém há um problema mais profundo e mais comum. É que esta igreja nas casas assumiu a essência exata do modelo comum de liderança cristã.
Infelizmente, eles não estão sozinhos nisso. Em algumas igrejas nas casas (e em algumas outras também chamadas de “igrejas neotestamentárias”) a coisa está tão mal que a liderança se torna espiritualmente abusiva. É mais fácil tirar pessoas de uma igreja basílica do que eliminar o modelo moderno de liderança de muitas igrejas que estão tentando seguir as práticas do Novo Testamento.
A palestra de Frank Viola para um grupo de pastores autoritários é um poderoso sumário da defesa do modelo não-hierárquico de liderança Neo-Testamentária. Leia-o. Fique chocado ao ver quão longe nós temos nos distanciado das práticas de Jesus e dos apóstolos do primeiro século. E então, dê uma lida nos outros livros de Frank e, em oração, considere o que Deus quer que você faça.

Share:

0 comentários