Uma Cura Tríplice para um Mal Tríplice

Existem três principais defeitos no homem desde a queda:

Há ignorância e cegueira.
Há rebelião na vontade e afeições.
E no que diz respeito à sua condição, em razão dos pecados da natureza e da vida, há a sujeição a um estado amaldiçoado, sob a ira de Deus e à condenação eterna.
Agora, para responder a estes três grandes males, aquele que deve ser ordenado Salvador deve fornecer remédios adequados para os mesmos. Por isso há um tríplice ofício em Cristo, que é ordenado para salvar o homem, para curar esses três males citados.
Como somos ignorantes e cegos, ele é um profeta para nos instruir, para nos convencer do mau estado em que estamos, e, então, para nos convencer do bem que ele designou para nós, e que tem feito por nós, para nos instruir em todas as coisas para o nosso conforto eterno. Ele é um profeta que não somente nos ensina externamente, mas o nosso homem interior. Ele abre o coração, ele ensina a fazer as coisas que ele ensina. Os homens ensinam o que devemos fazer, mas não podem nos capacitar interiormente a fazê-las. Ele é um profeta que tanto nos ensina o que fazer, como também a amar e obedecer,etc.
E responde à rebelião e pecaminosidade de nossas disposições, ele é um rei para dominar tudo o que está mal em nós, e também para subjugar todos os poderes que se opõem em nós. Pouco a pouco ele vai subjugando todos os inimigos debaixo de seus pés, e sob os nossos pés, também, dentro de pouco tempo.
Agora, como nós fomos amaldiçoados por causa de nossa condição pecaminosa, por isso ele é um sacerdote para satisfazer à ira de Deus contra nós. Ele foi feito maldição por nós, Gál 3.13. Ele se tornou um servo, para que, sendo assim, ele pudesse morrer, e se submeter à morte de maldição na cruz, não somente uma morte, mas uma morte amaldiçoada, e por isso o seu sangue pode ser uma expiação, e ele um sacerdote. Assim, respondendo ao tríplice mal em nos, você pode ver aqui um tríplice ofício em Cristo.

Comentários