Deus se Arrepende? Sim ou Não?

Muitos questionam sobre a pessoa de Deus, se Ele se arrepende ou não. A Bíblia traz inúmeros textos que fazem menção ao arrependimento de Deus, mas também há textos como Nm.23:19  que diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Como entender isso? Afinal, Deus se arrepende ou não?

A palavra arrependimento traz consigo a idéia de mudança, o desejo de não ter cometido algo, pois o seu significado está inteiramente relacionado a algo que não deu certo, por isso almeja a mudança, nos arrependemos porque erramos. Pode ser um crime, um pecado qualquer, uma omissão, ou algo que não deu certo.

Se levarmos em consideração a idéia de Deus se arrepender, estamos também fazendo uma afirmação de que Deus está sujeito a errar, uma vez que arrependimento está ligado a algo que não deu certo. No entanto, seria um cúmulo pensar assim sobre Deus já que Ele é perfeito e erro nenhum se encontra em seus atos. Até porque, entendemos também que Deus é Onisciente, isto é, sabe de todas as coisas, e isso não está relacionado tão somente ao presente, mas também ao futuro em seus mínimos detelhes. Portanto, pensar que Deus ao saber que algo vai dar errado e o faz, é uma contradição de sua própria Divindade. Por isso, os mínimos atos de Deus em nenhum momento precisam de arrependimento, pois tudo caminha conforme a sua soberana e perfeita vontade. Ele não precisa de plano B ou C, em pensar que o primeiro não tenha dado certo, já que nada foge do Seu controle.

Contudo, ainda fica a pergunta, como entender certos textos que fazem menção ao ato de Deus se arrepender? Por exemplo, Gn.6:6 que diz: “Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.” É importantíssimo saber que a Bíblia é rica em seus ensinamentos e não pode ser mal interpretada, até porque, não pode haver discordâncias e contradições em si mesma, por ser ela a Palavra de Deus.

Há textos que não se deve interpretar de forma literal, por se tratar muitas vezes de uma figura de linguagem para expressar a sua verdade a quem a mensagem está sendo transmitida. Quando a Bíblia diz que Deus tem asas, não diz de forma literal, mas unicamente para expressar o cuidado sobre os seus filhos. Essa e outras passagens da Sagrada Escritura, ao serem interpretadas, deve-se levar em consideração o propósito da mensagem.

Portanto, quanto aos textos que mencionam Deus se arrepender, é uma forma de expressar Seu sentimento em relação ao ocorrido se revelando de forma que o homem em sua limitação possa compreendê-Lo. Entretanto, Deus continua Soberano e infalível e imutável em todos os seus atos, sem precisar alterar ou se arrepender de nada, por que tudo o que ele faz é bom e perfeito.
Deus abençoe a todos.

Fonte:http://estudos.gospelmais.com.br/

Share:

0 comentários