Deus Destrói Complexos

“Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E Gideão lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.” – Juízes 6:14-16

Um mal horrível que assola milhares e milhares de pessoas são os complexos. Na grande maioria dos casos os complexos colocam o indivíduo “para baixo”, com um olhar estático e pessimista relativo a si mesmo e a vida. A falta de confiança em si mesmo, estar “fora” dos padrões sociais de beleza (alguns se acham gordos demais, outros feios demais, baixos demais, altos demais…), frases ouvidas durante a infância ou adolescência de cunho negativo (crianças chamadas de burras, jovens chamados de imprestáveis, entre outros), podem levar o indivíduo ao que chamamos de complexo de inferioridade.
Uma pessoa que se sinta inferior aos outros não terá ânimo nem forças diante das situações e tomará posições de defesa e fuga que são geralmente auto-destrutivas (alcoolismo, uso de drogas, rebeldia, inclinação para a morte). Apesar de existirem tratamentos psicológicos contra essa enfermidade, que nem sempre são eficazes, há também outro tratamento que certamente leva à cura: confiança em Deus!
Vejam o caso de Gideão citado nos versículos acima. Percebam como ele se via: “Eis que minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai”. Ele estava dizendo que dentro da tribo de Manassés a família dele era a menor e dentro dessa família ele mesmo era o menor! Ele se via como o menor dos menores, ou seja, complexo de inferioridade!
Contudo Deus via nele uma força que nem ele mesmo enxergava, pois no versículo anterior o Senhor lhe disse: “Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas”. O complexo de inferioridade cega o homem, faz com que ele se sinta fraco e indefeso. Mas, quando confiamos em Deus, que disse a Gideão “eu hei de ser contigo”, os complexos são vencidos e a vitória é alcançada.
Confie em Deus, creia que Ele está sempre contigo, e certamente você terá uma vida renovada!
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!

Fonte: http://estudos.gospelmais.com.br/

Share:

0 comentários