Refúgio

“Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Horete” – (1 Samuel 22. 5)

No presente século em que vivemos os tempos não estão fáceis, assaltos, roubos, assassinatos, furtos, a humanidade avança em passos largos para a queda e destruição. Em nossos dias, é comum vermos empresários, artistas, esportistas, famosos em geral e tantas outras pessoas que aos olhos da mídia são importantes andarem com seguranças, em alguns casos é essencial a presença desses profissionais. Na maioria das vezes, eles são pessoas fortes, instruídos em defesa pessoal, pessoas fortemente treinadas para trazer segurança a alguém.
Davi ainda jovem, não era rei. E nesta ocasião a situação não poderia ser pior, Davi não está mais no palácio, está foragido na caverna de Adulão (1 Samuel 22. 1). Davi teve de fugir para que Saul não o matasse, e o único refúgio que ele achou foi este: uma caverna. Em que ou quem você busca refúgio? Quem sabe se sinta seguro com uma conta bancária gorda, com familiares e amigos que te apoiem, com uma esposa piedosa, quem sabe você se sinta seguro com uma casa bem protegida cheia de câmeras de vigilância, alarmes e outros aparatos, quem sabe seu refúgio seja um ministério bem alicerçado.
Diga-me então o que vai te proteger do diabo? Da morte? Será que um segurança particular vai te proteger de um ataque cardíaco fulminante? De uma separação dolorosa? Sim vai doer, já doeu em mim, já doeu em Davi. Não se culpe, Ele também procurou fazer o mesmo. Ele procurou refúgio em alicerces terrenos, uma cidade altamente protegida, Davi vai para Mispa, uma cidade fortemente protegida e leva seus pais.
“Dali passou Davi a Mispa de Moabe e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim” – (1 Samuel 22. 3)
Para quem é guiado pelo Senhor é comum não saber para onde está indo, mas não é comum se desesperar com isso. Aqueles que andam debaixo da vontade de Deus estão ou devem estar acostumados a não saber para onde está indo, mas acontece que nessas horas o medo bate no coração, o desespero chega. O que fazer então? E então a voz de Deus se manifesta através do profeta Gade:
“Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Horete” – (1 Samuel 22. 5)
Conseguiu compreender esta ordem? Ao lermos as primeiras vezes, parece uma grande contradição. Como é Deus? O Senhor está me mandando sair deste lugar Seguro? Quer que eu saia desta cidade altamente protegida? Seguro para quem Davi? Para você? Porque ir justamente para o lugar que querem minha morte?
Ele diz diretamente: “Vai e entra na terra de Judá”. Judá fazia parte dos domínios do rei Saul, de todos os lugares que Davi tinha ido, este era o lugar que teoricamente ele estaria mais vulnerável, mas na realidade não estava.
Na nossa fraca mentalidade procuramos refúgios em muitas coisas dessa terra, mas acontece que o significado de refúgio para nós, é diferente no dicionário de Deus.
Encontrar refúgio em uma cidade fortemente armada é muito fácil, difícil é encontrá-lo na terra de Judá, difícil é encontrar refúgio aonde te perseguem, te caluniam, aonde não existem amigos, câmeras de segurança, aonde não existem guarda-costas; Difícil é encontrar refúgio em um deserto, em uma floresta, isolado, sem ninguém para proteger ou consolar. Não é fácil, mas é possível. Davi estava sendo caçado para ser morto e Deus o manda para a boca do leão? Isso ai!
Vai para Judá Davi, tá com Deus tá seguro! Quando você está com Deus não importa o lugar que você esteja, você continua seguro; não importa quantos procuram a sua morte, você continua seguro. Em Deus possuímos a verdadeira segurança. O homem natural busca refúgio em uma cidade, em guarda-costas, em coisas dessa terra, mas o homem espiritual busca refúgio no Senhor. Volte para Judá Davi! Para lá mesmo. Davi achou que na caverna de Adulão poderia ter segurança, achou que em Mispa acharia refúgio, mas ele estava errado. Não importa o lugar que você está, se Deus estiver com você, tenha certeza que estará seguro.
Somente em Deus temos segurança, somente em Deus temos refúgio, somente em Deus temos paz, Somente em Deus temos salvação. Agora parece que Davi se parece mais conosco né? Olhe para o seu medo e você ficará perdido, portanto, olhe para Jesus, olhe para o calvário, olhe para a cruz vazia, para as feridas nas mãos, foi por você! Quando se entregares completamente ao Senhor, todos os medos desaparecerão, e mesmo que sinta medo, Ele será o seu refúgio.
Fonte:http://estudos.gospelmais.com.br/

Share:

0 comentários