OS VERDADEIROS CRISTÃOS

“Os cristãos verdadeiros são aqueles que o Espírito de Deus orienta para trabalhar no ministério...”Fp 3.3 – A Mensagem

Por vezes ficamos confusos diante de pessoas que se dizem superespirituais, agindo com superioridade e arrogância, fazendo coisas extravagantes como se fossem para Deus. Na carta à Igreja de Filipos, o apóstolo Paulo nos ensina que a vida cristã e o culto a Deus não são para chamar a atenção sobre as pessoas, como se elas estivessem no centro. São para glorificar o nome sem igual do Senhor Jesus.

O alerta de Paulo é contra os falsos mestres que tentavam perverter a verdadeira e boa doutrina de Cristo e desviar do caminho da verdade aqueles que os seguissem. Os judaizantes se orgulhavam de ser obreiros da justiça, chamando os gentios de cães e ensinando que a circuncisão era indispensável para a salvação. Mas Paulo, que se autointitulava apóstolo dos gentios, era ferrenho defensor da salvação unicamente pela graça e não por obras da lei. Ele descreve as obras dos judaizantes como sendo más, pois revestiam-se de esforços próprios para parecerem melhores do que os outros.

A estes, Paulo chamou de cães e maus obreiros. Mais ainda: disse que a verdadeira circuncisão é a limpeza de um coração que se despe de tudo aquilo que considera importante, para se revestir do mais importante: Jesus Cristo. Tudo isso acontece pela graça de Deus, que em Cristo nos salvou para que o adoremos em espírito e em verdade.

Referência para leitura: Tiago 1.19-27

Comentários