FÉ, O REMÉDIO CONTRA A ANSIEDADE



“Ora, se Deus veste assim a erva do campo... quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”Mt 6.30

A ansiedade é o estrangulamento da alma, a asfixia da mente e a sepultura da fé. Ansiedade é sofrer antecipadamente, olhando para o futuro como um monstro que nos assusta no presente. É tomar nas mãos aquilo que pertence a Deus e tentar administrar o inadministrável. Muitas pessoas vivem atormentadas pelo medo do que lhes possa acontecer na vida: o que vão comer, o que vão vestir, onde vão morar. A ansiedade é inútil, pois não melhoramos nossa qualidade de vida hoje ficando ansiosos em relação ao futuro.

A ansiedade, longe de nos fortalecer, nos enfraquece. É prejudicial, pois o sofrimento antecipado é inútil e também uma sobrecarga, pois se o que se teme, de fato acontecer, sofrer-se-á duas vezes. A ansiedade é uma demonstração de incredulidade. Jesus disse que os gentios que não conhecem a Deus é que se preocupam com o futuro. Aqueles, porém, que confiam em Deus, buscam em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, sabendo que as demais coisas lhes serão acrescentadas.

No sermão do Monte, Jesus deixa claro que se Deus é capaz de vestir com beleza ímpar a erva do campo, quanto mais ele cuidará de seus filhos. A ansiedade cresce porque a fé diminui. A ansiedade só domina onde a fé já foi embora. A fé é o antídoto contra a ansiedade.

Referência para leitura: Mateus 6.25-34

Share:

0 comentários