REAÇÃO TRANSCENDENTAL


“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”Mt 5.38,39

No texto acima, Jesus não está tratando de ação, mas de reação. Ação é aquilo que fazemos às pessoas por iniciativa própria; reação é aquilo que fazemos em resposta àquilo que as pessoas nos fazem. É fácil viver com uma pessoa que nos trata bem; o desafio é tratar bem quem nos trata mal. Não é difícil agir bem quando recebemos o bem. O desafio é agir bem quando recebemos o mal. Amar quem nos ama é natural; amar quem nos persegue é sobrenatural.

Pagar o bem com o bem é humano; pagar o mal com o bem é divino. Olho por olho e dente por dente é a reação natural; não resistir ao perverso e virar a outra face para quem já nos esbofeteou o rosto é uma reação transcendental. Nenhum homem pode reagir assim naturalmente. A inclinação do nosso coração é por vingança e não por misericórdia. As convenções de convivência humana nos ensinam a viver bem uns com os outros; mas só a graça de Deus nos capacita a tratar bem quem nos trata mal.

Virar a outra face, andar a segunda milha e dar também a capa são emblemas que falam da honra, da vontade e dos bens inalienáveis. Mesmo que as pessoas atinjam nossa honra, constranjam nossa vontade e usurpem os nossos bens mais íntimos, devemos reagir com eles transcendentalmente. Então, seremos conhecidos como filhos do Altíssimo.

Referência para leitura: Mateus 5.38-42

Share:

0 comentários