EXEMPLO, FORMA EFICAZ DE ENSINO

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”Pv 22.6
Os pais são os mestres dos filhos. Cabe a eles ensinar os filhos as verdades mais importantes da vida. Compete-lhes a formação do caráter dos filhos. Mas, como se desenvolve esse processo? Primeiro, os pais não devem ensinar os filhos o caminho que eles querem andar, uma vez que a estultícia está ligada ao coração da criança. Segundo, os pais não devem ensinar os filhos o caminho que devem andar. Isso significa apenas apontar uma direção para os filhos, mas não estar presente com eles nessa caminhada. Isso é o mesmo que impor um padrão de comportamento para os filhos, mas viver de forma contrária a esse padrão.
Terceiro, os pais devem ensinar os filhos no caminho em que eles devem andar. Ensinar no caminho significa caminhar junto dos filhos, ser exemplo para eles, servir-lhes de modelo e paradigma. O teólogo alemão Albert Schweitzer disse que o exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. A atitude dos pais fala mais alto do que suas palavras.
A vida dos pais é o discurso mais eloquente aos ouvidos dos filhos. Os filhos não podem escutar a voz dos pais se a vida deles reprova o que ensinam. O ensino estribado no exemplo tem efeitos permanentes. Até o fim da vida o filho não se desviará desse caminho aprendido com pais.
Referência para leitura: Provérbios 22.1-6

Share:

0 comentários