O MAIOR LEGADO DE UM PAI

“O justo anda na sua integridade; felizes lhe são os filhos depois dele”Pv 20.7
Um homem justo prova sua integridade não com palavras, mas com a vida irrepreensível. O exemplo vale mais do que o discurso. O mundo está cheio de palavras vazias, mas vazio de exemplos dignos de serem imitados. Há muitos pais que deixam polpudas riquezas materiais para os filhos, mas também legam a eles um caráter disforme, uma personalidade doentia, um nome sujo e uma reputação duvidosa. A maior herança que um pai pode deixar para seus filhos é sua integridade.
Os filhos devem ter orgulho dos pais não tanto pelo colossal patrimônio material que granjearam, mas pelo caráter impoluto que tiveram. Não tanto pelos bens que acumularam, mas pelo nome honrado que ostentaram. A honra não se compra no mercado. Não se adquire caráter com moeda corrente. Ninguém edifica uma família feliz com riquezas materiais, se essas riquezas foram mal adquiridas.
O dinheiro acumulado sem honestidade é maldição e não bênção. Traz tormento e não felicidade. É causa de vergonha para os filhos e não de contentamento. É motivo de opróbrio na terra e não de alegria no céu. Nenhum sucesso financeiro compensa o fracasso da honra. Nenhuma herança é mais importante para os filhos do que a dignidade dos pais. É melhor ser um pai pobre e íntegro do que ser um pai rico e desonesto.
Referência para leitura: Provérbios 20.1-7

Share:

0 comentários