OS FILHOS SÃO A ALEGRIA DOS PAIS

“O filho sábio alegra a seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe”Pv 15.20
O lar é o palco das grandes alegrias ou das tristezas da vida. É nessa arena que travamos nossas maiores batalhas. É nesse campo que fazemos nossas mais importantes semeaduras e nossas mais abundantes colheitas. Os filhos são a lavoura mais farturosa dos pais. Há filhos que produzem bons frutos e esses são a alegria dos pais. Porém, há filhos que crescem e, depois de homens feitos, desprezam os pais, abandonando-os à sua própria sorte.
Um filho sábio alegra a seu pai, pois reflete na vida os valores aprendidos no lar. Um filho sábio honra a seu pai, pois transmite para as gerações pósteras o legado que recebeu de seus antepassados. Um filho sábio é fonte de alegria para seu pai, porque seu caráter impoluto, sua vida irrepreensível e seu testemunho ilibado são a melhor recompensa de seu investimento.
Porém, é extremamente doloroso um filho chegar à idade adulta e quando sua mãe já está velha, cansada e sem forças para o trabalho, desprezá-la, desampará-la e deixá-la sem sustento digno, sem proteção e sem apoio emocional. Não há desumanidade mais gritante do que desprezar pai e mãe. Não há agressão mais violenta do que colocar os pais, já idosos, no escanteio da vida, sem cuidado e amor. Os filhos devem ser a alegria dos pais e não o seu pesadelo.
Referência para leitura: Provérbios 15.20-33

Comentários