PONHA EM ORDEM A SUA CASA

“... assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” 2Rs 20.1

O rei Ezequias estava no auge do seu governo quando adoeceu gravemente. Deus enviou à sua casa o profeta Isaías com uma urgente mensagem: “... põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”. O rei orou e chorou diante do Senhor e este ouviu sua oração e viu suas lágrimas. Deus mandou Isaías de volta ao rei para dizer-lhe que havia atendido sua oração e lhe daria mais quinze anos de vida. Longe de Ezequias humilhar-se diante de tamanho milagre, exaltou o seu coração (2Cr 32.25).
Diante de uma comitiva da Babilônia, que viera para congratular-se com ele por sua cura milagrosa, Ezequias mostrou toda a sua riqueza para demonstrar o seu poder. Em vez de engrandecer a Deus, engrandeceu a si mesmo. Deus o repreendeu, dizendo que sua riqueza e seus filhos seriam levados cativos para a Babilônia (2Rs 20.17-19). Ezequias não colocou sua casa em ordem, por isso, quando morreu, seu filho Manassés tornou-se o pior rei de Judá (2Rs 21.1-16).
O cativeiro babilônico, que ocorreu mais de cem anos depois, foi gestado dentro da casa de Ezequias, porque este não se preocupou com as futuras gerações (Jr 15.1-4). Não está preparado para morrer aquele que ainda não colocou sua casa em ordem. Não basta os pais andarem com Deus, seus filhos também precisam andar.
Referência para leitura: 2 Reis 20.1-11

Share:

0 comentários