O MINISTÉRIO DA PATERNIDADE

“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos”Pv 4.20
A paternidade é uma das mais nobres missões do homem e também uma de suas maiores responsabilidades. Ser pai é muito mais do que simplesmente gerar filhos e sustentá-los. A Bíblia faz referência a vários homens importantes que fracassaram na missão da paternidade. Ló, em sua ambição por riqueza, levou sua família para Sodoma e não apenas perdeu tudo, mas arruinou a sua própria casa. Isaque, filho de Abraão, cometeu o grave erro de preferir um filho em detrimento de outro. Semeou o ciúme, a inveja e o ódio no coração dos filhos. Por isso, viveu sua velhice sozinho e amargurado.
O sacerdote Eli amou mais os seus filhos do que a Deus e por isso, deixou de discipliná-los. O rei Davi, mesmo sendo um rei de grande proeminência, fracassou como pai. Não corrigiu os filhos nem teve diálogo com eles. Não teve tempo para os filhos, por isso, substituiu presença por presentes. Davi nunca queria contrariá-los. Dentro da sua casa teve estupro, assassinato e traição.
Os pais precisam assumir o seu honroso posto de paternidade. Cabe a eles instruir seus filhos para que conheçam o entendimento. E cabe aos filhos obedecer aos seus pais para viverem com sabedoria. O melhor legado que podemos deixar para os filhos é o exemplo de uma vida íntegra e piedosa.
Referência para leitura: Provérbios 4.20-27

Share:

0 comentários