Ovelhas do Bom Pastor

“Vós pois, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto: homens sois, mais eu o vosso Deus, diz o Senhor Jeová.” Ezequiel 34:31
Quem de fato é uma ovelha do aprisco do Supremo Pastor, Jesus?
As ovelhas sempre reconhecem a voz do seu dono, ainda que estejam distantes, há uma ligação entre eles que codifica este relacionamento, consequentemente, nenhum estranho consegue fazer desviar uma ovelha do seu verdadeiro aprisco, pode até por uma tempestade, esconder-se debaixo de algum beiral, mas, logo retorna. O cheiro do pastor atrai as suas ovelhas para próximo dele.
Todas ovelhas estão acostumadas em vê o seu pastor sempre de punho, tanto da vara, quanto do cajado, isto é, consolo para elas, por isso, elas se sentem seguras, e, basta apenas uma ordem, o pastor conduz suas ovelhas pelo caminho que ele desejar. E se ainda durante o trajeto, alguma delas, pegar atalho diferente, e, sair do rebanho, o pastor retorna, investigando o que lhe tenha acontecido, ele fica atento para tudo em sua volta, para saber o que acontecera, se a ovelhas está bem, se está aprisionada em algum arbusto, ou, se ainda, virou presa de algum felino. Certo é, ele não sossega enquanto não a encontrar de alguma forma. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4
Nós somos as ovelhas do Senhor Jesus, Ele é o pastor que cuida das nossas almas, aquele que nos protege tanto no frio, quanto no calor, que nos direciona para andarmos em segurança, que nos livra dos perigos de morte, que nos guarda contra os ataques das feras do campo. O senhor tem sido nosso sustentáculo em pleno deserto, Ele não tem permitido que os nossos pés fiquem presos em covas das trevas, Ele nos tem feito andar em pastos verdejantes, ainda que, os dias tenham sido mal, não nos tem faltado a relva, águas limpas, Ele faz brotar em meios as pedras, por isso, de dia não tem nos molestado o sol, nem a lua tem nos afligido durante as noites. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 34:15
Ele tem nos observado a cada passo em que damos, quando Ele pressente que estamos caindo em emboscada, Ele envia seus anjos, seus mensageiros para nos alertar, para nos direcionar, para nos fazer voltar ao caminho correto. Muitas tem sido as ciladas da estrada, muitos tem sido os espinhos na caminhada, mas, o bom pastor tem cuidado das suas ovelhas em todo momento, ainda que hajam nebulosas nuvens, as forças dos ventos não conseguirão nos afastar de diante Dele, Ele é o redentor do seu povo, ele tem armado tenda em meio a campos abertos, para nos observar, Ele tem se levantado com mão forte para nos libertar das emboscadas deixada por nossos inimigos. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Ezequiel 34:14
Sua voz não se cala, Ele tem chamado cada um de nós pelo nosso nome, vinde a mim filho meu, jamais te deixarei, jamais te desampararei, ainda que por um momento tenha eu te deixado, mas, meu amor por ti nunca cessou, como uma cachoeira que escorre bruscamente sobre as montanhas e desaguam sobre as matas fechadas, assim sou eu, correndo em teu favor, tenho afastado de ti, o caçador maligno, e perverso, tenho te escondido por detrás das minhas mãos, muitos lobos tem te olhado, tem tentando te devorar, mas eu o Senhor teu Deus, o teu Pastor tenho chegado primeiro, e quando eles verem que eu estou contigo, se assustam, e retornar como um cachorro cheio de sarnas, e, começam a se cocarem disfarçadamente, pensando que me enganam. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. Ezequiel 34:16
Eu o teu Redentor que tudo vejo, eu sei de tudo antes que venha acontecer, eu formei o homem, as palavras que sai da sua boca, eu conheço todas elas, e sei as suas intenções, podes tu oh ovelha minha até se enganar, mas, eu sei, só eu sei do perigo quando te cerca, por isso, nunca te deixe, calado fiquei por causa do teu orgulho, em pensar que és alguma coisa sem mim, que sabes alguma coisa, que podes andar por ondes queres, mas tu és a minha ovelha, amada da minha alma, a quem escolhi para um grande projeto nesta terra, os lobos pode alvorarem, todos eles juntos, eu, os apago com o sopro das minhas narizes. Tenho ouvido os teus berros nas madrugas, o quanto tenta fugir apressadas das garras perigosas, não se assustem, fiquem calma, eu velo por tua vida, descansa em mim. Me escute, pois, as minhas ovelhas seguem a mim, da tua vida cuido eu, eu sei que os carneiros estão inchados acham que podem te amedrontar, mas eles já estão presos na sua própria força, também sei que muitos bodes têm se disfarçados como fossem um de vós, ovelha minha, mas, eu, sei o que são meus. Não temas. E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.Ezequiel 34:17
Eu o Senhor, aquém tu tens feito menção, tenho ti sustentado na destra da minha justiça, não temas, nenhum mal te sucederá nem praga alguma chegará a tua residência, Sou Eu quem faço novas todas as coisas, nada há que possa fugir das minhas mãos, quando eu falo tudo se estremecesse, não temas, nem te espantes, coisas grandiosas eu farei através de ti, todos saberão quem tu és. Temerão, assustados, os que procuram o teu fim, porque quando eu levantar os meus braços em tua direção nada ficará de pé diante de ti, farei caminho no deserto, abrirei estradas nos mares, os espaços que tu achas grandes, serão afunilados diante de teus olhos, nada conseguirá te paralisa, Eu o teu Deus vou a tua frente, abro caminho como os meus pés, nenhuma força estranha irá te deter. Por que assim eu determinei, assim a boca do Senhor o assim. Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Ezequiel 34:11
Não temas rebanho do Senhor, não olhes para atrás, não recue nas duras provas, ouçam apenas a voz do bom pastor e siga em seus passos. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14
Que o Senhor esteja sempre a nos direcionar!

Comentários