PORQUE FILHOS DEVEM HONRAR PAIS

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”Ef 6.1
Depois de falar do relacionamento conjugal, o apóstolo Paulo passa a tratar do relacionamento entre filhos e pais. No texto acima, Paulo fala de três motivos pelos quais os filhos devem obedecer aos pais. Primeiro, a natureza (Ef 6.1). A obediência dos filhos aos pais é uma lei da própria natureza; é o comportamento padrão de toda a sociedade. Os moralistas pagãos, os filósofos estoicos, a cultura oriental, as grandes religiões também defendem esse preceito. Por isso, a desobediência aos pais é um sinal de decadência da sociedade.
Segundo, a lei (Ef 6.2,3). Honrar pai e mãe é mais do que obedecer. Os filhos devem prestar não apenas obediência, como também devotar amor, respeito e cuidado pelos pais. Honrar pai e mãe é honrar ao próprio Deus; de igual modo, resistir à autoridade dos pais é resistir à autoridade do próprio Deus. Honrar pai e mãe traz benefícios preciosos como prosperidade e longevidade. Muito sofrimento, lágrimas, decisões precipitadas e casamentos infelizes não teriam acontecido se os filhos obedecessem aos seus pais.
Terceiro, o evangelho (Ef 6.1). Os filhos devem obedecer aos seus pais “no Senhor”. Os filhos devem obedecer aos seus pais porque são servos de Cristo. Eles obedecem aos pais porque isso é agradável ao Senhor.
Referência para leitura: Efésios 6.1-3

Share:

0 comentários