ÍDOLOS DO CORAÇÃO

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”1 Jo 5.21
A palavra idolatria é composta pelas palavras gregas: eidon (imagem) + latria, (culto). A idolatria é definida e conhecida em nossa cultura como a adoração prestada às imagens. Porém, o conceito bíblico de idolatria vai além de atribuir poderes a um objeto inanimado. Há ídolos edificados no coração humano. O teólogo batista John MacArthur diz que a idolatria não começa com o martelo do escultor, mas na mente. O reformador João Calvino entendeu que o coração do homem fabrica ídolos em massa.
Se tentarmos definir quem são esses ídolos do coração, poderíamos dizer que são tudo aquilo que dirige nossos desejos, paixões e, principalmente, as motivações de nosso coração. Ou seja, tudo o que nos governa e assume o centro de nossa vida, determinando quem somos e/ou o que fazemos. O ser humano sempre encontra um ou vários substitutos para Deus: ideologia, tecnologia, dinheiro, trabalho, pais, filhos ou prazer.
Mesmo coisas boas podem se tornar ruins quando são transformadas em ídolos, que assumem a função de Deus em nossa vida. Ídolos do coração nos levam a olhar para algo além do Senhor na busca por felicidade, salvação etc. Deus quer nos libertar desses ídolos que escravizam e destroem pessoas. A Bíblia diz: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36).
Referência para leitura: 1 João 5

Share:

0 comentários