A renúncia pelo evangelho

“Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á”Mc 8.35
A vida é feita de escolhas. Escolhas erradas desembocam em consequências trágicas. Escolhas certas abrem o caminho para a bem-aventurança. Aqui, Jesus trata de escolhas paradoxais. Salvar a vida é perdê-la e perder a vida, por causa de Cristo e do evangelho, é salvá-la. O que Jesus quis dizer por salvar a vida? É vivê-la segundo o curso deste mundo. É andar segundo as inclinações da carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. É ser escravo do diabo e fazer sua vontade.
O que Jesus quis dizer por perder a vida por sua causa e do evangelho? É renunciar ao mundo com todo o seu glamour. É dizer não às paixões da carne para viver em novidade de vida. É repudiar o pecado e amar a santidade. É romper com as obras das trevas e viver na luz. É sair da casa do valente, do reino das trevas, da potestade de Satanás para viver debaixo do senhorio de Cristo.
O evangelho exige uma decisão. Cobra uma postura. Ninguém pode servir a Deus e às riquezas. Quem quiser ser amigo do mundo constitui-se em inimigo de Deus. Aqueles que amam os prazeres não podem amar a Deus. O evangelho requer uma escolha. Feliz é aquele que perde a vida por causa de Cristo e do evangelho. Este encontra a verdadeira vida, a vida eterna. Jesus veio ao mundo para nos dar vida e vida em abundância.
Referência para leitura: Marcos 8.34-38

Comentários