AS TRIBULAÇÕES SÃO VARIADAS

“...sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações”1Pe 1.6b

Como as cores do arco-íris são variadas e diferentes, da mesma forma são os problemas da vida. Impactam o corpo, a mente e as emoções. Podemos ser afetados em todas as áreas. Às vezes, eles produzem mudanças difíceis no trabalho, nos estudos ou nos projetos e sonhos pessoais. Em certas ocasiões, podem pôr em perigo a vida, provocam solidão, nos tornam incapazes ou nos debilitam. Conscientes de tudo isso, nenhuma experiência deve surpreender-nos, mesmo a mais inesperada.

Deus sabe o que necessitamos para cumprir seus propósitos. Não devemos, no entanto, comparar nossas experiências com aquelas passadas por outras pessoas, ainda que nos pareçam que elas não enfrentam problemas tão difíceis quanto os nossos. O calendário de problemas e causas de sofrimento variam de pessoa para pessoa. O ser humano sempre sonha com o momento em que suas provas terminem e ele possa viver tranquilo.

O Todo-poderoso Deus, todavia, não promete desaparecer com elas por completo, pois os exemplos na Bíblia nos mostram que as dificuldades são circunstâncias normais para os homens. Fomos avisados pelo Senhor que passaremos por várias provações, mas também ele nos concedeu a sua graça e força para permanecermos firmes.

Referência para leitura: 1 Pedro 1

Comentários