ESPERAI!

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai...” 1Pe 1.13

Enfrentar uma sociedade depravada, corrupta e hostil, requer atitudes corretas e uma conduta condizente. Assim sendo, Pedro inicia uma série de mandados. Antes de ordenar “esperai”, ele nos adverte acerca de uma responsabilidade, a qual provê o entendimento para toda a passagem: cingindo os lombos do vosso entendimento. Isto significa: prepare sua mente para a ação; analise, reflexione, medite, atente ao que está pensando e nas atitudes que se deve tomar.
Nesta sessão, Pedro lista temas que devem ocupar os nossos pensamentos e determinar as nossas atitudes. A implicação disto é que, para assumir essas qualidades, se requer atenção, aprendizagem e raciocínio. No verso 14 ele afirma: como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância. O texto aponta para os homens sem Cristo que, em contraste com os cristãos, vivem em total estado de ignorância.
Antes de recebermos a Jesus, todos nós éramos assim. Estávamos em trevas e sem sabedoria. Longe de ser uma fé desenhada para os que não pensam, o verdadeiro cristianismo ilumina e ensina o homem. Mesmo vivendo em meio a situações difíceis, gozamos de um imenso privilégio. Que alegria!
Referência para leitura: 1 Pedro 1

Comentários