SEDE SÓBRIOS!

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver...”1Pe 1:18
O verso 18 começa com a palavra sabendo. Este vocábulo destaca o fato de que o cristão deve procurar conhecer mais sobre o Deus Trino, de si mesmo, do mundo em que vive, da salvação e de muitos outros assuntos, com o objetivo de manter sua mente alerta e desperta para captar qual é a vontade de Deus. Adiciono que necessita ser perceptivo ao mover divino e saber aproveitar os recursos espirituais que Deus tem dado.
Outra ordem específica é: Sede sóbrios! (v 13). A ideia é ser disciplinado, controlado e estável. Seja disciplinado nas atitudes, no falar, nas reações e na conduta. A sobriedade requer uma atitude de prudência em todas as coisas, inclusive a de restringir o uso do poder, dos direitos e dos privilégios. Apesar de viver numa sociedade inimiga, o cristão tem de viver com uma atitude de otimismo permanente.
Suas reações para com as diversas situações devem ser governadas por esta qualidade. Note: não é um otimismo sem razão. Confiamos fervorosamente na volta de Jesus Cristo e nas promessas de Deus. Este ato glorioso marcará o fim de nossos sofrimentos e da oposição do mundo, bem como o início de uma nova ordem que inclui todo o universo. Quer um estímulo maior do que esse?
Referência para leitura: 1 Pedro 1

Comentários