JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA


“Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem; porque eu o sou”Jo 13.13
Jesus foi chamado de Mestre por seguidores e inimigos. Chamou a si mesmo de Mestre; ele é o maior de todos os mestres. Ele é o Mestre por excelência. Primeiro, por causa da excelsitude de seus métodos. Jesus ensinou com simplicidade e profundidade. Seus ensinos estão ao alcance das pessoas mais simples e confundem as pessoas mais cultas. Ele usou variados métodos e múltiplos recursos. Ninguém jamais falou como ele. Suas palavras traziam luz para a mente e deleite para o coração.
Segundo, por causa da natureza do seu ensino. Jesus não foi um alfaiate do efêmero, mas o escultor do eterno. Não tratou de banalidades, mas de verdades eternas. Ele não falou daquilo que perece, mas das coisas celestiais. Jesus não apenas falou acerca da verdade; ele é a verdade. Não apenas apontou o caminho; ele é o caminho. Não apenas ensinou um estilo de vida; ele é a vida.
Terceiro, por causa da grandeza de seu caráter. Jesus não foi apenas o maior de todos os mestres; ele é, também, o maior de todos os exemplos. Ninguém pôde acusá-lo de pecado. Dolo nenhum se achou em sua boca. Seus inimigos tiveram de contratar testemunhas falsas para acusá-lo. Pilatos, antes de condená-lo à morte, reconheceu que não havia nele crime algum. A vida de Jesus confirmou o seu ensino.
Referência para leitura: João 13.1-20

Share:

0 comentários