DESCONSTRUA O DEUS MANIPULÁVEL

“…Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores…” Is 40.6-7

Quando Naamã ouve que um profeta do Deus de Israel tem poder para curá-lo de sua doença, ele leva consigo uma fortuna e a carta do rei da Síria recomendando-o ao rei de Israel. Ele está dizendo: “Aqui estão minhas credenciais, aqui está o meu dinheiro, eu estou chegando e quero minha cura.” Ele deu a famosa carteirada.

Em todas as outras sociedades no mundo daquele tempo os sacerdotes e os profetas trabalhavam para o rei. Lembram-se o que a menina disse: “Há um profeta.” Então, por que não ir para o profeta? Ele vai para o rei porque presume que a religião de Israel é como a religião de todos os outros países do mundo. Ele pensou: “Bem, o profeta trabalha para o rei.” Coitado, ele não percebeu que Israel é o único lugar no mundo onde o profeta de verdade não trabalha para o rei porque o Deus de Israel não está sob controle do rei.

O Deus de Israel é o Deus que julga o rei. O Deus de Israel é o verdadeiro Deus. Ele não é um Deus manso. Ele não é um Deus que cabe no bolso. Ele não é um Deus que serve às estruturas de poder. Ele não é um Deus domesticável. Nenhum rei interfere na agenda de Deus. Ele é o Deus verdadeiro. Ele é o criador do mundo. Não pode ser comprado nem manipulado.
Referência para leitura: 2Reis 5.1-19

Share:

0 comentários