GENTE COMUM

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”�Sl 34.18

Apesar de o livro se chamar “Reis”, Deus não está apenas interessado nos reis. O livro dos reis nos ensina que Deus está preocupado com as necessidades de gente desconhecida, sem tronos nem coroas, incluindo os marginalizados, aqueles que vivem em situação de risco. Deus é chamado de “pai dos órfãos e defensor das viúvas” (Sl 68.5). A negligência em socorrê-los está entre as infrações mais graves do Velho Testamento (Sl 94.6; �Jó 22.9; Ez 22.7).

Por outro lado, ajudá-los é um sinal do verdadeiro temor a Deus e da verdadeira piedade (Jó 29.12; 31.16; Tg 1.27). Aqui, Eliseu nos mostra que Deus se preocupa com pessoas comuns. Você não tem que ser destacado, importante, poderoso para ter a ajuda de Deus. Eliseu pergunta: “O que você tem em casa?” A resposta dela é modesta: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite” (v. 2b).

Observe a maneira como Deus muitas vezes age. É apenas quando estamos prontos a buscar a Deus e dizer “eu não tenho nada para mudar minha situação” que estamos prontos para ouvir da boca dele: “O que eu posso fazer por você?.” Ou seja, à medida que abrimos mão de nossa pretensa autossuficiência e falsa autonomia recebemos graça da parte do Senhor. Afinal, Deus resiste aos soberbos, mas concede sua graça aos humildes (cf. Tg 4.6).
Referência para leitura: 2Reis 4.1-4

Comentários