UM RETRATO PRA LÁ DE RUIM


“todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”Rm 3.12

Jesus busca Zaqueu, persona non grata em Jericó. As pessoas ficam impressionadas com a aproximação de Jesus com o pecador. Contudo, o próprio Jesus diz que veio para buscar gente perdida. A palavra perdido não capta a profundidade do termo no texto original. A palavra é muito mais forte. Significa estar completamente destruído. Lucas usa essa mesma palavra para falar da destruição da terra pelo dilúvio nos tempos de Noé e da destruição de Sodoma e Gomorra pelo fogo nos tempos de Abraão (Lc 17.27, 29). Esse não é o perfil de algumas pessoas. Esse é o retrato de todos nós (Sl 51.5).

Jesus vem a este mundo com o propósito de buscar e salvar aqueles que estão em uma condição de ruína e destruição. Jesus não veio ao mundo para ser um bom professor. Ele não veio para ser um líder moral. Ele não veio para elevar a consciência religiosa do povo em sua comunidade e sociedade. Ele não veio ao mundo para nos mostrar o que é viver uma boa vida. Ele não veio para ser amigo de gente boa.

Ele veio a este mundo para salvar os pecadores condenados e irremediavelmente perdidos. Aos olhos santos de Deus, todos são pecadores arruinados. E o objetivo da vinda do Filho do homem, do Senhor Jesus Cristo, ao mundo é resgatar os pecadores desta condição de condenação eterna.
Referência para leitura: Lucas 19.1-10

Comentários