É tempo de crescer e amadurecer!


I Co 13:11 “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino”.
1- Deus deseja que eu produza frutos tanto de maturidade como em vidas.
Os cristãos hebreus não tinham progredido. Hb 5:11 “A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. 12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. 13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal”.
(Vv.11e12) Estes crentes não haviam crescido em sua vida espiritual, e em conseqüência disto também não estavam frutificando como se esperava. (I Co 3:1-9)

(V.12) Princípios elementares: Leitura e meditação da palavra, oração, santificação, perdão, amor, fruto do Espírito, dons espirituais, evangelismo, discipulado, primícias, dízimos e ofertas, compromisso com Deus vem primeiro, cultos... (são crentes velhos que não sabem fazer uma oração, não sabem levar uma alma a entregar a sua vida a Cristo, e pior de tudo não buscam aprender, não buscam crescimento espiritual).
a)- A igreja brasileira gerou muitos filhos para Deus, mas não podemos ser crianças cuidando de outras crianças, temos que amadurecer, crescer e cuidar para os novos crentes não se percam no caminho.
Até parece que alguns crentes estão com a síndrome de Peter Pan, não querem crescer. Mas Deus ordena que você cresça (II Pe 3:18). Quando o avivamento estiver a pleno vapor não vai mais dar tempo de nos preparar, o preparo é agora.
b)- Nós que estamos a mais tempo em Cristo precisamos ajudar a consolidar os irmão mais novos na fé. Esse é o nosso grande desafio como igreja. Você pode e deve ajudar.
Gn4:9 “Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?
TUTOR: Responsável, defensor, mestre, educador, discipulador...
c)- Quando as pessoas vem para igreja, vem cheias de dificuldades, problemas, vida desordenada, por isso elas precisam de alguém que as consolide, cuide, discipule, a fim que se firmem em Cristo.
Jo 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”. (Ex: Ananias e Barnabé cuidaram de Paulo)
a)- Avivamento demanda trabalho, muito trabalho. Deus deseja salvar mais vidas (I Tm 2:4), e Ele esta requerendo mais do meu tempo para as coisas do seu reino.
O encontro que tivemos com Deus mudou a nossa vida e valores. Um dia Isaías teve um encontro com a glória de Deus a partir daí sua vida nunca mais foi a mesma. A bíblia diz:
Is 6:1 “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
b)- Deus esta nos dando a oportunidade de colocarmos nossas vidas em ordem, de fazermos alguma coisa para ele, nos dando a oportunidade de darmos mais valor ao que ele valoriza, e mais prioridade o que ele prioriza. Jesus disse:
Mt6:31 “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.
Não é que você vai deixar de trabalhar, estudar, adquirir bens, construir, casar, cuidar dos negócios... O que acontece é que alguns têm dando muito mais valor, amor e dedicação a estas coisas do que as coisas eternas. Considerando aquilo que é terreno e passageiro muito mais importante do que aquilo que é celestial e eterno. Veja o que a Bíblia diz:
II Co 4:18 “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.
Fl 3:17 “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. 18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. 20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Cl 3:1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória”.
Deus está levantando um povo comprometido com a mesma visão que esta no seu coração. Isto é ter aliança e compromisso com Deus.
Mt 22:34 “Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. 35 E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
Jo 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. 23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

Comentários