O poder das nossas escolha

O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar(Dt 30:19-20)

2) A Escolha de obedecer e andar pela Fé – Diz as Escrituras que Abraão não conhecia a Deus, mas resolveu ouvir a Deus em obediência pela fé a um lugar que Deus mostraria. Diz as Escrituras que pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.(Hb 11:8).
Deus quer que façamos a Sua vontade indo a um lugar que Ele deseja. Na verdade , Deus tinha um propósito na vida de Abraão. Deseja que saiamos da nossa “zona de conforto” desse mundo e andemos de fé em fé e de glória em glória. Diz as Escrituras que Abraão creu contra a esperança, conforme o que o Senhor tinha lhe dito(Hb 4:18). Diz as Escrituras que não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus(Rm 4:20). Deus não se agrada daqueles que retrocedem ou que ficam “em cima do muro”.
Pois assim diz a palavra de Deus:
“Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38).
Abraão estava certíssimo de que aquele que lhe prometera, ou seja, Deus também era poderoso para fazer. (Hb 4:21).
Deus não somente promete , mas cumpri as suas promessas. Ele é fiel em todas as suas promessas.(Hb 10:23b)

“Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus (2 Cor 1:20)
Diz as Escrituras que palavra nenhuma falhou de todas as boas palavras que o Senhsor falara(Is 21:45).
Muitas vezes as nossas escolhas exigem renunciar algo. Abraão estava pronto para sacrificar seu filho Isaque , mas cria que Deus ira prover o cordeiro. Isso é andar por fé. Em compensação no Novo Testamento o jovem rico queria seguir com fé em Jesus, mas não quis abdicar de sua riqueza. Jesus foi bem claro ao dizer: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.(Mt 16:24). Era como se quisesse dizer: “Se você tem fé abdique de sua vida, siga-me e viva a minha”. Pelo menos o jovem rico se decidiu. Ele não coxeou entre dois pensamentos. A expressão “coxear” significa inclinar-se para um lado e outro, ou seja, firmar passos de uma lado do que o outro. É um coração dividido, que quer viver para Deus e ao mesmo tempo para o mundo.
O povo de Israel vivia uma vida dúbia querendo a Deus, mas também os prazeres que o pecado lhe proporcionava.

E hoje são muitas as pessoas que vivem desse jeito.
Muitos querem Deus, mas não abdicam de sua idolatria , de seus ídolos, que não são especificamente de pedra e madeira como outrora, mas são o poder, a posição social, a aparência e as posses materiais . Seu ídolo pode ser sua ambição, seu egoísmo, sua altivez ou seu pecado oculto.
Ídolo é tudo aquilo que tira Deus do centro. É tudo aquilo que tira Deus do coração do homem.
Porque do coração ?
Jesus disse que é dentro do coração do homem é que procede os pensamentos maus que são: mortes , adultérios, furtos, prostituição, falsos testemunhos e blasfêmias(Mt 15:19).
Você é aquilo que pensa. Salomão diz que aquilo que imagina a sua alma, você será(Pv 23:7).
Há pouco tempo, morreu uma famosa cantora americana, que começou no evangelho , mas escolheu andar por um mundo de fama, poder e reconhecimento humano. Acabou caindo em drogas. Suspeita-se que sua morte foi devida a uma overdose de drogas.
Embora cantasse músicas a respeito de Jesus, e sua alma clamasse por Ele, ela escolheu a quem servir no tempo que viveu aqui.

Tiago diz que aquele que tem ânimo dobre, que fica entre dois pensamentos, é inconstante em todos os seus caminhos (Tg 1:8).
Diz também que a amizade do mundo é inimiga de Deus. Se você é amigo do mundo é INIMIGO DE DEUS. (Tg 4:4).
O próprio Tiago recomenda a largar de uma vida dupla, de uma vida enganosa. Diz o apóstolo :
Achegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.(Tg 4;8).
Por isso, devemos deixar de muitas vezes sermos inconstantes, agitados por ventos desse mundo. Devemos ter um só pensamento que é em Deus.
Paulo diz: Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;(Cl 3:2).
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

Pense nisso ! Deus deseja todo nosso coração. Diz as Escrituras que Espírito que em nós habita tem ciúmes (Tg 4:5)
Por isso, amado, pense bem antes de escolher qual caminho a seguir. Escolha seguir alguém que nunca irá lhe decepcionar. Alguém que “escolheu” morrer você.(Jo 3:16).
Escolha viver para Deus por Cristo. Alguém que escolheu fazer a vontade de Deus. Tenha fé e escolha seguir “sem reservas” a Jesus.
Peça sabedoria a Ele e confie Nele.
Então sua escolha será certa. Como Maria escolha a melhor parte (Lc 10:42).
Faça a sua escolha e fique firme na sua decisão, pois assim diz o Senhor:

“O Senhor conservará em perfeita paz aquele cujo propósito está firme”.( Is 26.3. )

Comentários