Prosseguir Sempre, Retroceder Jamais - Parte 2

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.(Fp 3:12-14)

Testemunhando Cristo
O Senhor diz:Vós sois as minhas testemunhas(Is 43:10-12). Quando Jesus foi ao sinédrio, Pedro estava longe dali, no pátio . Ao ser interrogado pela criada do sumo sacerdote se estava com Jesus, Pedro por 3 vezes o negou, dizendo: Não o conheço. Muitos cristãos “secretos” tem medo de testemunhar porque são crentes de boca e não de coração. Como diria o profeta Isaías: Este povo me honra com seus lábios, mas seu coração está longe(Mt 15:8). Diz mais o Senhor: Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. Este é o religioso, que um dia está bem com Deus, outro dia de mal, tem aparência de crente, vestes de crente, mas o negam por suas atitudes.
É através do Espírito Santo que conseguimos testemunhar Cristo e seguir, pois diz o Senhor: “Quando , porém vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que Dele, procede, esse dará testemunho de mim e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio. (Jo15:27).
Foi através do derramamento do Espírito em pentecostes que muitos se tornaram ousados. Pedro deixou de ser um medroso e se tornou ousado em Deus. (Atos 2). E quando somos ousados e usados pelo Espírito falamos o que é verdade e anunciamos o que do Pai ouvimos (Jo 16:13)
E quando a verdade entra , a mentira tem que sair, pois o Espírito Santo convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.(Jo 16:8). E muitos no mundo e mesmo na igreja não suportam essa verdade.

Toda vez que testemunhamos e tomamos posição em Deus somos perseguidos, caluniados (Jo 16:1-2). O inimigo usa muitas vezes os religiosos ,para nos caluniar, para duvidar do nosso chamado, para semear contenda em meio ao povo e contristar ao Espírito Santo(At 7:51-52). Foi assim com Jesus e será para todo aquele que segue Ele. Jesus disse que por causa Dele, muitos seriam odiados, injuriados, feridos e levados a tribunais. Mas Cristo nos estimula a perseverarmos até o fim quando diz:
“Todo aquele que me confessa diante dos homens, também eu o confessarei diante do meu Pai que esta nos céus”. (Mt 10.32)
Se formos voltar ao Antigo Testamento veremos que os profetas também foram caluniados , perseguidos e maltratados (Mt 5:12,Jo 15:20,Mt 23:31). Mas o Senhor chama hoje “remanescentes” , homens e mulheres que não se conformem ao sistema mundano e religioso de nossos dias. Esses remanescentes são os testemunhas de Cristo, servos pelo qual o Senhor chamou para que reconheçam, acreditem e compreendam quem Ele é. (Is 43:10). Devemos testemunhar Cristo e andar Nele para que possamos prosseguir em conhece-lo.

Prosseguindo em conhecer a Deus – Diz a palavra de Deus que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, pois sua vinda e certa e Ele não tardara. (Os 6:3Hb 10:36-37).
Paulo em sua carta ao filipenses declara: Mas o que era para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo, sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo amor da qual perdi todas as cousas e as considero como refugo, para conseguir Cristo. (Fp 3:7-8). Paulo fala em O conhecer no poder da sua ressurreição e na comunhão dos seus sofrimentos. Com isso, Paulo estava dizendo: Se for preciso passar o que Ele passou, eu quero também.
Paulo dizia: Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. (Fp 3:12)

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:13-14)
Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. (Fp 3:15-17)
Paulo sabia que não havia alcançado, mas não retrocedia. Ele esquecerá do que fora antes , para viver o hoje em Cristo. Muitos cristãos vivem do passado,sendo que já foram perdoados pelo Senhor. Muitos retrocedem por perseguições, escândalos, outros por riquezas, por paixões, por confiar em homens, pelos cuidados deste mundo ou por outras ambições. Mas aquele que prossegue , anda no Espírito, anda conforme a vontade de Deus.
Quem olha para Sodoma perde , quem olha o Egito retrocede , quem olha para trás, não está apto, quem quer viver sua vida não é digno, portanto viva naquilo que já alcançou em Deus.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hb 10.39)

Comentários