Ah Se não Fosse Pela Longanimidade Divina! Ai de Nós!

Podemos aspirar a ter comunhão e vida com Deus e em Deus, somente por causa da sua graça, longanimidade e misericórdia. Ai de nós se Ele não fosse mais do que paciente e amoroso em sua natureza divina, que sempre nos dá múltiplas oportunidades, não somente para acharmos a salvação, como também para sermos renovados em purificação do Espírito, por causa dos nossos pecados atuais.

Num período… aprisionado pelo pecado, mas num dado momento… liberto pelo poder de Cristo. E não raro, esta luta prossegue em nossa jornada terrena, porque um bem precioso chamado perdão pleno pela justificação que é somente pela graça, mediante a fé, nos foi concedido quando tivemos nosso primeiro encontro pessoal com Cristo, ou seja, quando nos convertemos a Ele. E a mesma fé que nos justificou é o único meio que continuará nos conduzindo ao perdão e às bênçãos de Deus. Como Deus sabia que não haveria no homem nenhum modo de salvar a si mesmo do pecado, Ele deliberou, desde a eternidade, salvar pela graça mediante a fé.
Então se uma pessoa insiste em ser salva por obras, ela permanecerá sob a condenação de Deus, porque está sendo desobediente à Sua ordenação, de que aquele que for salvo, o será pela Sua graça, e mediante a fé. As boas obras devem ser praticadas, mas não com o fim de sermos salvos por Cristo, porque isto ocorre somente pela graça e mediante a fé. É pela fé no sangue que Jesus derramou na cruz que somos lavados e perdoados dos nossos pecados.
Deus revelou esta verdade pelo Espírito ao rei Davi, a qual lemos no Sl 32.1,2, cujas palavras Paulo usou em Rom 4.7 e 8: “7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.”.
Então a justificação é uma declaração da parte de Deus em relação a quem se converte, de que esta pessoa é agora justa diante dEle, ou seja, está justificada do pecado, por causa da obra realizada por Jesus em seu favor.

Esta justiça que é atribuída à pessoa é a justiça do próprio Cristo. É a veste de Cristo com a qual ela agora está vestida.
Uma vez justificada, esta pessoa é chamada a ter esta mesma justiça sendo-Lhe agora implantada, isto é, incorporada em sua nova natureza, recebida do alto, pelo Espírito, de maneira que seja aperfeiçoada na justiça evangélica, mas isto não faz parte do ato da justificação, que como vimos antes, é uma declaração feita por Deus de que somos agora justos aos Seus olhos por causa de Cristo, e não uma implantação da Sua justiça em nós.

Esta implantação da justiça é feita pela regeneração e santificação do Espírito Santo, sendo que a santificação é um processo progressivo, e não instantâneo tal como se dá com a justificação e a regeneração. E a prova que esta bênção da justificação, que nos dá a salvação, não é somente para os judeus se comprova pelo fato de ter sido Abraão justificado pela fé, quando ainda era um gentio em Ur dos caldeus.
Porque Abraão só foi circuncidado em seu prepúcio depois de ter crido em Deus e ter sido justificado, de maneira que não é a circuncisão do prepúcio que justifica uma pessoa conforme os judeus costumavam ensinar, porque não foi por ter sido circuncidado que Abraão foi justificado.
Aconteceu justamente o contrário: ele foi circuncidado porque foi justificado, isto é, ele recebeu a circuncisão como um sinal comprobatório da justificação que é pela fé.

De maneira que os cristãos que são justificados devem trazer em si este sinal comprobatório que também foram circuncidados por terem crido, já não mais no prepúcio, mas no coração. A circuncisão dos judeus era um ato de despojamento da carne do prepúcio. Então a circuncisão do cristão na Nova Aliança com Cristo consiste no despojamento da carne, não do prepúcio, mas do princípio operativo do pecado, que a Bíblia chama de carne; e que consiste em tudo aquilo que nos impeça de ter uma vida de comunhão no espírito com Deus.
Lembremos que o motivo alegado por Deus de que não permaneceria mais atuando nos homens nos dias de Noé, porque estes eram carnais, significava que eles haviam se tornado insensíveis, e completamente endurecidos à ação do Espírito Santo que procurava conduzi-los ao arrependimento, conforme lemos em Gên 6.3. Deve ser levado em conta também que a promessa da Nova Aliança foi feita a Abraão, mais de quatrocentos anos antes da Lei ter sido dada a Moisés no Sinai.
Isto significa que ao dizer que no descendente de Abraão seriam benditas, todas as nações da terra, Deus estava mostrando que o modo de alguém ser salvo não seria por causa da Lei, mas pela promessa que fez a Abraão, de salvar também a muitos do mesmo modo como fizera com Abraão, a saber, somente pela fé.
Se a herança prometida a Abraão, de uma pátria celestial, para ele e aqueles que seriam considerados seus descendentes, tivesse sido feita pela Lei, a promessa de Deus teria sido aniquilada, mas isto é impossível, porque não foi pela Lei, mas pela justiça que é pela fé, que os homens são salvos, como Paulo afirma nos versos 13 e 14 deste quarto capítulo de Romanos. Se a promessa fosse pelas obras da Lei todos continuariam debaixo da ira e da maldição de Deus, porque não há quem guarde perfeitamente todos os mandamentos, durante todos os dias da sua vida.
Se alguém pretendesse ser salvo pela Lei e não pela fé, esta seria a única maneira de ser salvo, a saber, pela guarda perfeita da Lei.

Ainda que a Lei não deva ser desconsiderada e descumprida, não há quem possa cumpri-la perfeitamente, porque o princípio do pecado permanece operando na carne e exigindo que seja mortificado diariamente pela operação da cruz.
Então, todos os homens, de todas as épocas, quer antes da Lei, como foi o caso de Abraão, quer depois da Lei, sempre foram e continuarão sendo justificados somente pela fé, de maneira que sendo por fé, a justificação será pela graça do Senhor, conforme Ele estabeleceu, para que ninguém se glorie diante dele por suas próprias obras, como Paulo afirma no verso 16.

Assim o registro da justificação de Abraão pela fé, não se encontra em Gên 12, somente por causa dele, mas também por nós que temos sido justificados pela mesma fé com a qual ele foi justificado, para que não somente estejamos convictos sobre o modo pelo qual Deus salva, mas para que possamos ser efetivamente salvos da mesma maneira como Ele salvou Abraão, como se vê em Gên 15.6:
“E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.”.

A grande prova que a justificação que dá vida eterna é pela fé no Filho de Deus está no fato da ressurreição de Jesus.
Portanto, pela Sua ressurreição Ele comprovou que possui o poder de dar vida eterna aos que estão mortos em seus pecados, a saber todos os homens, e dentre os quais se encontrava o próprio Abraão.

E a ressurreição de Jesus foi também o sinal confirmatório de que a justiça divina havia sido plenamente satisfeita.
É importante que não há nenhum resto mortal de Jesus na terra; assim como também não há de Elias e Enoque, porque foram arrebatados.
Mas nenhum dos dois ressuscitou dos mortos como Jesus havia ressuscitado antes dEle ter subido ao céu, depois de ter experimentado a morte por todos os homens, para dar vida aos que creem no Seu nome.

Comentários