Porque Estais Dormindo?

Leitura: Lc. 22:46
“ Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai para que não entreis em tentação.”
Jesus nos aconselha para orarmos e vigiar para que não entremos em tentação.
O verbo entrar tem vários significados: adentrar, ceder, abrir. Nesse versículo em específico o sentido do verbo é não ceder à tentação. Pois nós, como servos do Senhor estamos sujeitos à tentação. Ora, até o próprio Cristo, que não tinha pecado algum, foi tentado.
É pecado ser tentado? Não.

Muitas pessoas julgam às outras, quando as veem passando por alguma tentação, dizendo que estão sendo tentadas porque estão em pecado. Mentira. Não é pecado ser tentado. Pecado é ceder à tentação.
O hino da Harpa Cristã já dizia: “Tentado não cedas, ceder é pecar. Melhor e mais nobre será triunfar. Coragem oh crente, domina o teu mal. Deus pode livrar-te de queda fatal.”
Mas, o que é a tentação? Diferenciar tentação de provação.

A tentação é uma obra maligna com objetivo de nos tirar da presença de Deus, logo, só é tentado quem está na presença do Pai. O diabo já tem o mundo em suas mãos, então ele não vai tentar os que nele estão, ele vai tentar os que estão na igreja, os que estão firmes na presença do Senhor. Lembre-se: ele veio para destruir.
Já a provação é de providência divina, Deus prova a nossa fé, com o objetivo de nos fortificar, nos fortalecer e nos fazer prosperar. O Senhor provou a fé de Abraão, quando lhe pediu o seu filho Isaque em sacrifício, testando sua fé.
Jesus estava orando com os seus discípulos, quando ele termina de orar vê que os seus discípulos havia dormido. Então ele ordena que se levantem e comece a orar e vigiar para que não entres em tentação. O próprio Cristo foi tentado e não cedeu a tentação porque vigiava e orava. Vamos aprender porque, como Ele, devemos vigiar e orar. Veremos as ordens que Jesus nos dá para que, como Ele venceu também vençamos.

1- LEVANTAI-VOS
Veja a sua posição. Você está de pé, na presença do Senhor. Ou será que você está dormindo?
Às vezes estamos na igreja, vamos a todos os cultos, todas as programações, mas o nosso espírito está muito longe do Senhor. Cantamos mas não louvamos.
Levantamos as mãos, mas não adoramos.
Damos glória a deus, Aleluia, somente da boca pra fora.
O nosso espírito não está em sintonia com o espírito de Deus. E o nosso culto não passa do forro do teto da igreja.
Levantar, significa colocar-se de pé, estar na posição.
Quem está em pé já está preparado para se defender.
Exemplo: Os guardas de banco estão em pé à porta, preparados para enfrentar um ladrão, um assaltante.
Conheço histórias de famílias que foram assaltadas e não viram, porque estavam dormindo. O ladrão entrou, roubou todos os bens que podia inclusive o carro, e as pessoas só foram ver no dia seguinte, quando acordaram.
O Senhor não nos quer ver dormindo. Qual é sua posição? Você está a postos? Está preparado? Se não estiver, peça ao Senhor. “Senhor me levante, me desperta.”
É hora de levantar espiritualmente.
Se o nosso espírito estiver dormindo certamente o diabo irá nos tentar e nós cederemos à tentação.
Levanta. Desperta. O despertador do espírito está a tocar. É hora de levantar. Não se acomode. Deus tem muito para te dar. Busque, Peça, Bata. LEVANTAI-VOS.

2- VIGIAI E ORAI
Depois que já estamos na posição o Senhor nos ordena a vigiar e a orar. Lucas cita somente orar, porém, nos outros evangelhos a ordem é vigiar e orar.
O que é vigiar?
Vigiar é guardar em segurança, proteger.
Todos nós conhecemos o livro Provérbios de Salomão, se não lemos, já ouvimos falar. Como também já ouvimos sobre o autor e o pedido ‘diferenciado’ que ele fez a Deus. Salomão podia ter pedido por tantas outras coisas: riquezas, poder, fama. Mas ele pediu por algo que tendo ele conquistaria todos os outros desejos. Salomão pediu por sabedoria. Ora, quem é sábio entende de tudo, e em tudo que é provado é aprovado. Admiro-me dos seus escritos e dos conselhos que ele nos deixou em seu livro. Dos quais, um que mais me encanta é o registrado no quarto capítulo: “Não entres na vereda dos ímpios, nem andeis pelo caminho dos maus. Evita-os, não passe por ele; desvia-te dele e passa de largo.” Salomão sabia que o que mundo tem para nos oferecer é bom. Não se pode negar que os prazeres desse mundo são bons: bebidas, vícios, orgias, prostituição, corrupção, e até trazem felicidade, porém momentânea, pois depois da cachaça sempre vem a ressaca, depois do fumo sempre vem a dependência, depois do adultério, ou da prostituição sempre vem o sentimento de culpa e o peso na consciência. Salomão sabia que os prazeres desse mundo são tentadores, mas felizmente, não cresce, nem edifica, muito pelo contrário, aprisiona e afunda. Por isso ele diz: evite, passe de largo. Temos que vigiar e seguir o conselho do velho Salomão. Pois é certo que, se não evitarmos certamente seremos levados pelo mundo e pelos seus desejos. Quer ser feliz verdadeiramente? Guarde no coração essas palavras: Evite, passe de largo!

Quem vigia está atento a tudo que acontece. E, portanto, sabe a hora que o inimigo está armando alguma cilada.
Temos um exemplo claro disso: José estava na presença de Deus, e como mordomo da casa de Potifar tudo que ele fazia prosperava. José foi tentado à se prostituir com a mulher do seu senhor. Ora, a bíblia não relata que José tinha relacionamentos com outras mulheres. Ele estava na flor da juventude. E a bíblia diz que a mulher de Potifar era formosa. José viu aquela ‘belezura’ e mesmo assim não cedeu.
Vemos muitos jovens crentes que caiem em pecado de prostituição. E quando confessam ao pastor dizem: ”Ah pastor, a carne é fraca”. Irmãos a carne é fraca, mas o pecado não é vitamina. Devemos vigiar. Casal de namorado que vigia não fica namorado no escuro, debaixo de árvores, atrás do muro da igreja, sozinhos em casa. Porque sabem que a carne é fraca e se não vigiar cairão em pecado. Ora, aqueles novos convertidos que ainda tem o desejo de fumar ou de beber devem evitar estar em locais onde existe esse tipo de costume. Nós sabemos qual é o nosso pronto fraco e o diabo, que não é bobo, também sabe disso. Ou você acha que sabendo que seu ponto fraco é mulher ele vai te oferecer cerveja? Sabendo que o seu ponto fraco é música ele vai te oferecer droga? Não. Ele ataca o nosso ponto fraco e não tenha dúvida que ele sabe exatamente qual é.

Aprenda a vigiar. Aquele que vigia está atento e sabe quando o diabo está o tentando para afastá-lo da presença do Senhor. Seja forte. Vença o diabo, vença o inimigo. José foi tentado, mas venceu. Jesus foi tentado, mas venceu. Vença você também.
Por último Jesus disse que além de vigiarmos devemos orar.
A bíblia em diversos trechos nos ordena a orar: Orai sem cessar.
Orar sem cessar é estar em constante conversa com Deus. Orando em espírito. Oração é uma conversa, é um diálogo. Não tente florear sua oração, conte para Deus o que você está passando. Não tente usar palavras bonitas, que ás vezes nem mesmo nós sabemos o significado. Converse com temor, mas com sinceridade no coração. A Palavra de Deus nos diz que nós não oramos como convém, mas o espírito entende as nossas orações, e as leva, juntamente com as nossas lágrimas à presença do Senhor.

Que tempo você tem tirado para orar? Está sem tempo, seu trabalho não te dá descanso, ore de madrugada. Deus diz que aqueles que pelas madrugadas o busca o achará.  A palavra de Deus diz: “Pedi e dar-se-vos-à, buscai e achareis, batei e abri-se-vos-à.” Como podemos pedi, buscar e bater? Através da oração.
Deus sabe tudo o que você passa, mas ele quer ouvir de você. Ele quer ouvir da sua boca.
Com a oração somos fortalecidos. O Senhor nos mostra o caminho, a saída. O Senhor ouve a nossa oração e as atende.
Ana orou e Deus lhe deu Samuel. Daniel orou e Deus o livrou da cova dos leões e da fornalha de fogo. Davi orou e Deus lhe garantiu vitórias em meio às guerras. Moisés orou e Deus libertou o povo de Israel da terra do Egito.
Quer uma mudança na sua vida? Comece a orar.
Quer vitória? Comece a orar.
Quer vencer as tentações? Comece a orar.

CONCLUSÃO
Se seguirmos a ordem de Jesus, Deus nos dará força para vencer. Pois não há tentação maior do que podemos resistir. E em meio á tentação Deus nos dá a saída, para que a suportemos e saímos dela vitoriosos, em nome de Jesus.
1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

Comentários