Quebrando Correntes do Passado e Avançando para o Futuro

Quem nunca sofreu, ou ainda sofre com marcas do passado, erros e falhas, traumas e tantas coisas que lhe trazem culpa e medo até hoje. Lembranças que são tão vivas que parece que foi ontem que elas aconteceram. Você talvez não consiga levantar a cabeça e olhar para frente porque tem uma corrente que o puxa para baixo. Mas nesta mensagem quero mostrar que essas correntes já foram quebradas e o que Deus pensa a respeito do nosso passado e o que ele quer que façamos. Atente para essa passagem:
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”. Isaías 43: 18-19

Esta passagem é poderosa, ela possui uma ordem e consequentemente uma promessa. Vejamos a ordem que Deus nos dá no inicio desde versículo. O contexto desde versículo é Deus lembrando o povo que só ele é capaz de redimir Israel, fazendo uma referencia a libertação do cativeiro que Israel ira ficar por 70 anos na babilônia. Mas este texto serve para nós que também somos povo eleito do Senhor (1° Pedro 2: 9). Veja os dois verbos implícitos na primeira frase: Lembreis e considereis. São dois verbos que Deus pede que não façamos. Primeiramente ele pede para não se lembrar das coisas passadas e depois não as considerar. Parecem semelhantes, mas não é a mesma coisa. O passado muitas vezes nos deixa marcas, eu não sei quais o erros que você cometeu, não sei quais erros outros cometeram com você, talvez você traiu alguém, roubou, se prostituiu, até matou. Talvez o seu passado é marcado pelo que fizeram com você, você foi abandonado, faltou amor dos seu pais, você confiou em alguém e este de decepcionou, talvez, você foi estuprada, alguém matou seu filho. Bom eu não sei o que aconteceu com você, mas sei o que Deus está mandando você fazer: ele manda “não vos lembreis das coisas passada”, e ele pede mais também, além de não lembrar, não as considere. Num exemplo bem simples veja só: Um time de futebol em um campeonato perde para outro que está muito mau na competição e agora ele vai encarar o líder do campeonato. Qual é lógica: “Bom se não passamos pelo que está ruim, nem vamos entrar em campo contra o melhor”. A derrota anterior ainda está fazendo efeito, e pior ainda além de estar marcada, não bastado essa amarga lembrança, eles a estão a considerando o que está fazendo a equipe desmotivar para a próxima partida.
Eu queria dizer aqui, que Deus já apagou o seu passado, então porque você ainda está vivendo nele? Parece de ficar se culpando pelos seus erros, pare de achar que você não é digno, pare de se fazer de coitado (a). Saiba que o sangue de Jesus purifica o pior dos pecados, e te faz uma pessoa nova, as dores, tremendas dores carregadas que Jesus sofreu, foram para que você não sofresse, porque que você está anulando o sacrifício de Jesus. Quando ele deu aquele Grito: Consumado! Ele te libertou do jugo do pecado. Se o seu caso é que você foi marcado pelos que fizeram algo pra você, primeiramente eu quero dizer que você também é pecador, e se você ainda guarda rancor e não perdoou essas pessoas, então você terá muita dificuldade de receber o perdão de Cristo. Quando você não perdoa, você simplesmente se acorrenta ao acontecido que o marca e a pessoa que o marcou e caminha sempre carregando esse fardo. Perdoe! Perdoe e Perdoe, essa é a chave da libertação, e quando você fizer isso, Jesus imediatamente te perdoará, lembre-se da oração do Pai Nosso. Perdoa nossas dívidas, assim como nós perdoamos nossos devedores. Você me dirá: Ah mas é muito difícil, você nãos sabe o que passei. Não sei mesmo, mas eu não disse que era fácil e digo mais, isso não está nem em você, você terá que clamar pela ajuda do Espirito Santo, ele te capacitará para liberar o perdão, e você saberá que perdoou, quando essas feridas não te trouxerem mais dor. Quando você conseguir olhar para a pessoa que te marcou e nãos sentir raiva e ódio dela, aí você saberá que liberou o perdão, e você experimentará a liberdade de caminhar sem correntes.
Talvez nada do que falei até agora te faz esquecer de seus erros, mas veja o que eu está escrito emSalmo 32: 1-5:
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Eis a oração de Davi, ele adulterou com a mulher de um dos seus principais guerreiros, a engravidou, armou uma cilada para matar o marido dela para poder casar com ela. Só isso. Mas Deus perdoou sabe por quê? Porque ele confessou pra Deus, ele disse que enquanto ele escondeu, o corpo dele se terminava, a mão de Deus pesava dia e noite, então reconheceu o seu erro, largou a hipocrisia de lado, e confessou tudo, então ele pode escrever os versículos que iniciam o capítulo, e ele disse por experiência própria: Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!.
Você já reconheceu diante de Deus seus erros? Ah mais Deus já sabe, sim ele sabe, mas ele quer ouvir você confessar, ele quer ouvir o seu arrependimento, vamos confesse os seus erros, bota tudo pra fora e você experimentará a alegria de novo como Davi sentiu.

Eu preciso dizer também que diante de Deus não existe pecadinho e pecadão. Pecado é pecado e ponto. Uma fofoca e uma relação sexual ilícita, um assassinado tem o mesmo peso diante Deus. Agora o que difere que alguns erros se terminam em si próprio e outros geram consequências mais grave. Erros tem consequências, talvez o seu erro não atingiu somente a Deus, talvez ele atingiu seu amigo, seus pais, seu namorado(a), seu esposo(a), seus filhos. E aí talvez você já tenha pedido perdão para Deus, mas isso te incomoda ainda. É… infelizmente tem erros que geram problemas maiores, então se você se encontra nessa situação, está na hora de procurar quem você precisa pedir perdão. Não sou eu que vou dizer a hora e nem quando e nem dar a lista de quais são estes erros. O Espírito Santo irá te mostrar quem, quando e como. O Confie nele! Mas faça isso que você experimentará a paz de uma libertação completa.
Para comprovar que você não tem porque se lembrar do passado e nem considera-lo olhe a maravilhosa passagem de Romanos 8: 12
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”.
Glória a Deus! Você está livre, ninguém mais pode te condenar, Deus atirou o seu pecado no mar do esquecimento e colocou uma plaquinha escrita: Proibido pescar. Se Deus não lembra, por que você vai se torturar e lembrar e pior ainda, ficar considerando achando que não deu certo no passado, não vai dar agora, que não é digno, que não merece? A graça de Cristo é exatamente isso, favor imerecido, ninguém de nós merece nada mesmo, mas é pela graça de Deus que estamos aqui.
Bom eu falei ate agora só da primeira frase do texto base de Isaias, e outra parte? Bom como falei antes, essa primeira frase uma ordem para nós, e tudo o que cabe nós fazer é mais difícil então quis instruir você como fazer isso. A outra parte é Deus que se encarregará de fazer então descanse e veja a promessa que Deus cumprirá depois que você parar de considerar seu passado: Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”. Deus tem uma nova história pra você, um novo caminho. Quero rapidamente fazer algumas considerações: Deus já está fazendo algo novo, não percebeu ainda? Claro, como enxergar algo novo se você estava olhando para o retrovisor, então olha pra frente, Deus vai fazer um caminho no deserto. Isso mesmo, não é no vale lindo e maravilhoso é no deserto. Deus não está te prometendo algo fácil. Mas atente que Deserto não tem caminho, só tem areia, tu não sabe pra onde tu anda, tu pode ir pra qualquer lado, não se tem direção nenhuma, mas Deus está dizendo ele porá um caminho, ele não deixará você perdido ele estará guiando e melhor ainda porá rio nos ermos. Ermos são lugares secos vazios, mas ele encherá de água, sabe o que isso quer dizer? Provisão, o que mais se necessita em um deserto? É água, muita água. Deus não está nos prometendo um caminhada fácil, mas ele está prometendo que nos guiará e nos sustentará. Eu digo uma coisa, prefiro um milhão de vezes caminhar com Deus no deserto do que caminhar com o diabo no vale mais lindo. E lembre-se Deus é especialista em fazer maravilha no deserto, os maiores milagres ele fez enquanto guiava o povo no deserto, era água saindo da rocha, mar se abrindo, nuvem de dia, coluna de fogo de noite, maná do céu, roupas que não envelhecia, sapatos que nãos e acabavam. Fique em paz, Deus tem um futuro brilhante para você, confie nele, entregue sua vida por completa a ele, e ele fará de você um vaso de honra.
Para concluir esta mensagem, caso você ainda não tenha aceitado, então quero convida-lo a aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, a onde você está, ore a Deus e confesse todos os seus pecados e clame por sua presença, sem nenhuma dúvida ele virá aos seu encontro.
Posso resumir tudo isso desse modo: Nunca se conseguirá avançar para um futuro promissor enquanto se carregar o peso do passado negro. Cristo é fiel para apagar até a mancha mais escura, e pelo seu sangue, ele torna suas vestes mais brancas que a neve. Ninguém poderá levantar o dedo pra você, porque o único que poderia lhe atirar a pedra da condenação, já lhe deu o perdão, por isso ser humano algum poderá condenar o que Jesus já perdoou. Ainda que erros do passado tragam algumas consequências no presente, o Espirito Santo será consolador e orientador para ensina-lo enfrentar cada uma deles. Creia que o Futuro está limpo para você escrever uma nova história na presença de Deus.

Comentários