A PEDAGOGIA DE UMA MÃE VIRTUOSA

“Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”Pv 31.26
Provérbios 31.10-31 fala sobre a mulher virtuosa, destacando as diversas facetas de sua vida. A mulher virtuosa tem sucesso no trabalho e também na criação dos filhos. Ela é esposa e empresária, mas também, e sobretudo, mãe. São as mães que mais tempo ficam com os filhos no período da infância, tempo decisivo, onde se forja o caráter deles. São as mães que compartilham seu corpo, seu leite e sua vida na formação dos filhos. A mulher virtuosa é educadora. Fala com sabedoria e sabedoria é o uso correto do conhecimento.
Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. Os filhos precisam não apenas de casa, roupa, comida e educação. Precisam, também, e sobretudo, de palavras de sabedoria. Precisam da instrução que vem do alto, do ensino que emana das Escrituras. Precisam conhecer a Deus. A instrução da bondade está na língua da mulher virtuosa e bondade é investir na vida dos outros.
Ela não apenas instrui, mas também se interessa de forma prática pelos filhos. Não basta amar o ensino, precisamos amar as pessoas que ensinamos. Não basta ter apego aos valores que transmitimos para os filhos, precisamos transmitir esses valores demonstrando profundo amor por eles. A forma como ensinamos é tão importante como o que ensinamos aos nossos filhos.
Referência para leitura: Provérbios 31.10-31

Comentários