O evangelho da promessa


“Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais” At 13.32
O evangelho do reino é, também, chamado de evangelho da paz e evangelho da promessa. O evangelho não começou quando Jesus veio ao mundo; foi prometido desde o Éden, preanunciado pelos patriarcas e proclamado pelos profetas. Há aqui uma estreita conexão entre a antiga e a nova aliança. Os que viveram antes de Cristo, olharam para frente, para o Messias que havia de vir; nós olhamos para trás, para o Messias que já veio.
O Cristo da profecia é o Jesus histórico. Eles creram no Cristo da promessa; nós, no Cristo da história. Jesus é o grande elo entre os dois testamentos, o conteúdo e a essência de ambos. Só existe um evangelho desde o início até o fim. Este é o evangelho do reino, o evangelho da paz, o evangelho da promessa, o evangelho de Deus, o evangelho da nossa salvação.
O apóstolo Paulo está falando aos judeus da província da Galácia, mostrando a eles que não trazia nenhuma novidade, mas anunciava-lhes o evangelho que havia sido prometido a seus pais em tempos longínquos. A salvação foi planejada na eternidade e executada no tempo. Deus nunca mudou seu método de salvar o homem. Sempre foi, em todos os tempos, em todos os lugares, e para todos os homens, o mesmo método. O homem é salvo por Cristo, por meio do evangelho, o evangelho da promessa!
Referência para leitura: Atos 13.16-41

Comentários