O EVANGELHO NÃO É CRIDO POR TODOS

“...nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?” Rm 10.16
O evangelho é pregado em todo o mundo, mas não crido por todo o mundo. O evangelho faz um chamado a todos, mas só os escolhidos atendem à voz do evangelho. Há dois chamados: um externo e outro interno; um endereçado aos ouvidos, outro endereçado ao coração. As ovelhas de Cristo ouvem sua voz e a obedecem, mas aqueles que não são ovelhas, ouvem-na, mas não obedecem. Há aqueles que escutam o evangelho e o rejeitam; outros ouvem-no e se rendem.
O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê e só daqueles que creem. A palavra de Deus é espada de dois gumes: produz salvação para os que a ouvem e juízo para aqueles que a rejeitam. Nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que perecem. Para uns, cheiro de vida para a vida, para outros, cheiro de morte para a morte. Aqueles que creem são salvos, mas os que não creem já estão condenados.
Só há duas categorias de pessoas no mundo: aquelas que ouvem e obedecem e são salvas e aquelas que ouvem e não obedecem e são condenadas. O evangelho alcança a todos sem acepção, mas não a todos sem exceção. A fé não é de todos. A salvação não é recebida por todos. O evangelho, embora pregado a todos, não salva a todos, pois a salvação é dada apenas aos que creem.
Referência para leitura: Romanos 10.16-21

Comentários