O IMPERATIVO: A SUJEIÇÃO!

“Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso...”1Pe 2.18-20
Pedro dirige esta passagem aos escravos cristãos. Nós desconhecemos a escravidão, mas sabemos que ela era uma realidade. Não obstante, em várias partes do mundo contemporâneo ainda se pratica tal coisa. O apóstolo usa o termo de forma indefinida dando a entender que não está se dirigindo unicamente aos escravos, mas a todos os leitores. Em todos os lugares, existem homens e mulheres que vivem debaixo da opressão e da injustiça e não gozam dos direitos, opções e proteção legal que se esperam na atualidade.
Entre eles estão muitos irmãos em Cristo. No texto de hoje, vemos as atitudes e conduta que devem caracterizar o cristão: o respeito e a obediência. Nossa responsabilidade junto ao chefe imediato ou ao patrão, não se limita aos casos em que ele é amável e compreensível, tampouco se limita às circunstâncias em que suas ordens e disposições são justas e corretas.
O autor continua orientando os cristãos para que vivam de modo reto no meio de uma sociedade que não os aceitava. Ele os ensinou a serem leais e a servir com entusiasmo, tendo Jesus como modelo. Este ensino das Escrituras é atual e aplicável a nós, no entanto, a reflexão é: como cristãos, vivemos dentro do imperativo da sujeição?
Referência para leitura: 1 Pedro 2

Comentários