OLHANDO PARA A GRANDEZA DE DEUS

“....Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!”Ne 1.5
Neemias era o copeiro do rei Artaxerxes quando recebe a visita de Hanani, vindo de Jerusalém. Neemias pergunta sobre a situação dos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio. O relato de Hanani é dramático: “... estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas”. Diante dessa informação, Neemias se assenta e chora; lamenta, jejua e ora. Mas, como é a sua oração?
Primeiro, ele ora àquele que é o Deus dos céus, o Deus grande e temível. Ninguém ora corretamente sem entender que Deus é o soberano Senhor dos céus, que deve ser temido. A história está em suas mãos e ele tudo faz conforme o conselho de sua vontade. Segundo, Neemias ora àquele que é o Deus da aliança. Deus disciplina o seu povo, mas não o desampara. Deus abre a ferida e a fecha. Deus leva ao cativeiro e abre as portas da prisão. Quando falhamos, Deus nos restaura em vez de nos destruir.
Terceiro, Neemias ora àquele que guarda a misericórdia para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos. São as misericórdias de Deus a causa de não sermos consumidos. Porque Deus é misericordioso há esperança para os caídos. Porque Deus é rico em perdoar e tem prazer na misericórdia, há restauração para a nossa alma.
Referência para leitura: Neemias 1.5-11

Comentários