CORAÇÃO DOENTE


“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”Ef 2.8
Naamã estava acostumado em ser tratado com todos os sinais exteriores de respeito e reverência. Imagine isso, o comandante Naamã com o seu grupo de soldados e de posse de todos os presentes que trouxeram, do lado de fora da casa do profeta, esperando uma calorosa e honrosa recepção por parte do homem de Deus e… nada. O tratamento foi seco. Um secretário de Eliseu o recepciona e apenas diz para Naamã mergulhar sete vezes no rio Jordão. E foi só.

O Jordão ficava mais de 30 km dali e não era a água mais limpa da região. Era considerado um lugar de águas barrentas e imundas. Lavar-se num rio sujo era muito pouco para um homem da envergadura dele. A Bíblia diz que Naamã ficou furioso com o jeito de Deus agir em sua vida. Você vê, Deus não está lidando apenas com a doença física de Naamã. O coração do problema de Naamã é o problema do coração de Naamã.

Ele era um homem muito orgulhoso. Ele achava que podia dar um jeito em tudo. Mas Deus ensina que nada depende de Naamã, que ele é um falido carente da graça de Deus. A coisa mais difícil é admitir que não há nada que você possa fazer para ganhar a sua salvação. Deus levou Naamã a um estado em que ele reconheceu que nada tinha ou podia fazer para ser salvo de sua condição. A salvação é somente pela graça.
Referência para leitura: 2Reis 5.1-19

Comentários